segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Minhas impressões sobre hipertexto

Centrei minha pesquisa sobre o hipertexto na educação. Observei que o trabalho com hipertexto pode motivar o aluno à pesquisa, à produção textual, a interação com outros estudantes e professores. O hipertexto auxilia o processo de aprendizagem facilitando um ambiente interativo, guando os alunos e os professores tentam localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
No laboratório da escola os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas informações, interagindo e emitindo opiniões. Os professores que trabalham com hipertexto aprimoram suas ações pedagógicas. Destaco a afirmação de Lina Morgado que “utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los” é um bom exemplo de troca de informações e conhecimento. “O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas”.
Um aspecto fundamental que percebi e que abrange aspectos do nosso curso, é a abordagem interdisciplinar, que o hipertexto proporciona diminuindo a distâncias entre as disciplinas. E a possibilidade de criarmos novas formas de planejamento e desenvolvimento de informações, aos estudantes e colegas. Acredito, apesar do meu pouco conhecimento, que os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar.
O professor ao trabalhar com hipertexto torna-se um colaborador no processo de ensino e aprendizagem e assume características de parceria. O aluno como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativo ao realizar a atividade percebendo-se também, autor pelo fato de poder interagir livremente, sob a sua própria responsabilidade, assuntos de seu interesse, acessando, construindo significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações acessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário