segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O que é hipertexto?

Após, realizar leituras e pesquisas no http://google.com.br sobre hipertexto, conclui que ele é uma forma de elaboração de texto interativo que possibilita a inclusão de diversas informações, através da inserção de links, gráficos, vídeos, fotos, charges, gravuras, conceitos, etc. Possibilita a comunicação entre as pessoas que acessam as páginas, tornando possível uma maneira diferente de leitura e a escrita, onde as informações são diversificadas e podem ser acessadas no próprio hipertexto. Permite a conexão entre grupos de autores para a troca de idéias ao construir a página. Para o Leitor oferece várias possibilidades de informação e acesso dependendo do seu interesse.
O hipertexto é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto. Na definição de Jay Bolter (1991): "as partes de um hipertexto podem ser agrupadas e reagrupadas pelo leitor" (Ramal, Andrea Cecília).
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
Considerar o hipertexto superior ao texto e acessar novos textos no próprio hipertexto é uma forma de permitir ao leitor acesso a novos conhecimentos, referentes ao assunto pesquisado. Ao meu ver esta possibilidade não impede que o leitor acesse outros hipertextos e construa seus conhecimentos a partir de diferentes idéias, podendo concordar ou não com as mesmas.
A idéia de hipertexto nasce da investigação sobre o funcionamento da mente humana onde as interpretações são construídas por associações formando uma rede intrincada (Carvalho, Kassandra Brito de).
http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
Foi interessante saber que o hipertexto nasceu a partir da investigação sobre o funcionamento da mente. Realmente o funcionamento da mente humana é complexo, muitas ações são inexplicáveis, assim como a vida em sociedade também é complexa. Pensamos de várias maneiras, vivemos em culturas diferentes, com valores diferentes. Cada País percebe a construção do conhecimento de forma diferente e organiza seus currículos a partir destes conceitos.
Cada uma das páginas da rede é construída por vários autores: designers, projetistas gráficos, programadores, autores do conteúdo do texto. Cada percurso textual é tecido de maneira original e única pelo leitor cibernético. Não existe, portanto, um único autor: seria mais adequado falar de um sujeito coletivo, uma reunião e interação de consciências que produzem conhecimento e navegam juntas (Ramal, Andrea Cecília).
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
Perceber que o hipertexto é construído por vários profissionais que trabalham na produção do mesmo, realmente me fez compreender que, cada uma das páginas são construídas por vários autores, além dos autores do conteúdo.
As relações de poder que surgem na escola a partir dos instrumentos tecnológicos são totalmente novas. Pela primeira vez na história, a tecnologia da dominação é mais conhecida pelo "dominado". Em outros termos: até hoje o professor trazia o saber, a norma culta, a escrita "correta", para os não-letrados, reproduzindo no contexto escolar (por mais que houvesse cuidado e respeito pelo aluno) as situações de imposição lingüística vividas pelas culturas orais. Hoje, ocorre um paradoxo: aquele a ser educado é o que melhor domina os instrumentos simbólicos do poder, o aparato de maior prestígio: as tecnologias. O que ocorrerá na sala de aula? Parece-me que as parcerias e a aprendizagem em conjunto serão inevitáveis (Ramal, Andrea Cecília).
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm
Saliento a importância da citação da professora Andrea. Realmente os alunos conhecem mais os mecanismos e a utilização da tecnologias, do que o professor. A postura do professor frente a utilização das tecnologias, só pode ser de parceria, de formação continuada, de construção conjunta permitindo-se a aprender com os conhecimentos dos alunos e permitir que ele crie a partir desses conhecimentos.


A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece.


http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm


Defender a autonomia, a interação e a construção do conhecimento é dever de todo o professor que tem por objetivo oportunizar aos alunos, novas formas de pensar e construir o conhecimento. A maioria dos educadores já perceberam que é necessário rever o currículo e a metodologia utilizada para poder inovar as ações pedagógicas. No entanto, é necessário romper com várias posturas arraigadas no contexto escolar. Acredito que as tecnologias podem iniciar o processo de reflexão no espaço escolar, porém é necessário oportunizar momentos no próprio espaço da escola.
Já havia pesquisado em hipertexto, mas não sabia que era um hipertexto. Através desta atividade meu conhecimento ampliou. Será um desafio construir um hipertexto, acredito que preciso saber mais, mas sem dúvida acredito na possibilidade de de explorá-los como suporte pra aprendizagem.

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