segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quem Sou

Minha atuação no magistério nestes 27 anos de profissão tem sido como coordenadora pedagógica. Mas em regime suplementar de trabalho já fui professora de 3ª serie. Como professora procurei sempre me atualizar, participando de encontros, seminários, palestras e outros eventos. Participei também como organizadora de formação continuada para professores da rede municipal, quando trabalhei na Secretaria de Município da Educação como coordenadora da Educação Infantil e depois da Educação de Jovens e Adultos. Ao planejar minhas ações sempre priorizei uma prática cooperativa através de troca de idéias, sessões de estudos e desenvolvimento de projetos. Oportunizando reflexões sobre a prática das atividades.
Posso afirmar que sempre aprendemos com os alunos e com os colegas, muitas vezes refaço o meu planejamento para tender as necessidades do grupo ou de um aluno ou colega. Refaço meu planejamento para que as ações tenham significado para mim e para os outros participantes, pois não vejo sentido em realizar reuniões pedagógicas, onde não aconteça participação e questionamentos sobre os assuntos em pauta.
Me sinto desafiada ao modificar minhas propostas mas, não tenho receio. Tenho receio de organizar atividades para uma aula ou uma reunião e não ter a participação dos colegas e ou dos alunos. Acredito que a aprendizagem acontece quando ampliamos nosso conhecimento através dos estudos teóricos e das nossas experiências.
Faz um ano que estou trabalhando no Laboratório de Informática, me sinto uma criança encantada com tantas possibilidades e sei que preciso aprender muito mas peço ajuda para minha colega que trabalho no laboratório a noite, para os alunos e para os colegas do NTEM. E fico surpresa ao perceber como os alunos criam alternativas, para realizar suas atividades. A informática faz parte da vida deles mais do que da minha e talvez mais do que na de muitos professores. Eu serei sempre aprendiz.
Abraços Miria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário